Orbitolinas
As orbitolinas são um género de seres vivos que pertencem ao grupo dos Foraminíferos. Estes são Protozoários, que frequentemente apresentam concha calcária que fossiliza facilmente. As suas dimensões são variadas, frequentemente microscópicas, podendo atingir alguns centímetros de diâmetro.
Os mais importantes do ponto de vista estratigráfico possuem estrutura interna complexa, como as Orbitolinas, as Anchispirociclinas e as Alveolinas, que têm exemplares expostos. Em Portugal são frequentes em calcários e margas do Mesozóico e do Cenozóico.
Na visita de estudo observámos fósseis de orbitolinas em arenitos, estes fósseis são considerados fósseis de fáceis (constitui um fóssil de um ser que viveu em condições ambientais muito restritas) porque são específicas da região.
A presença das orbitolinas à superfície, permite-nos concluir que houve que aquelas rochas estiveram em tempos passados submersas (rochas bentónicas).
A posição dos estratos permite-nos determinar a direcção das correntes oceânicas do Cenozóico.
Outros tipos de fósseis também se encontram presentes na Praia da Cresmina, como os Ostreídeos, que também são considerados fósseis de fàcies, pois indicam um ambiente de transição, geralmente estuarino, em Portugal.