Dunas

Uma duna é uma elevação de areia, cujas formas se alteram com a dinâmica do vento.

 Nas dunas da Praia da Cresmina estão presentes dunas fósseis (As dunas fósseis, também conhecidas como dunas consolidadas ou paleodunas corresponde a um estádio do processo de evolução da areia solta para a rocha arenito, processo que dura milhares de anos. Ao longo do tempo, a acção de um cimento calcário, que são proveniente da dissolução dos fragmentos de conchas que compõem a areia, ou argiloso provoca a aglutinação progressiva dos grãos de areia, originando a duna consolidada), e também estão presentes dunas móveis (dunas não consolidadas que se movimentam segundo a direcção do vento), sendo uma das maiores da Europa.

Existem também outros tipos de dunas, como as dunas móveis embrionárias, locais muito instáveis e de pouca vegetação, que servem de transição entre a praia e as dunas revestidas de vegetação; dunas móveis do cordão litoral com Ammophila arenária (nome vulgar – estorno), que são dunas vivas ou dunas brancas sustentadas pelos tufos, rizomas e raízes profundas do estorno e pela acção do vento; dunas fixas com vegetação herbácea, também designadas de dunas cinzentas, devido à vegetação predominante e densa; dunas litorais com Juniperus spp. (zimbros); dunas com vegetação esclerófita da Cisto-Lavenduletalia; dunas com florestas de Pinus pinea e/ou Pinus pinaster, que são dunas estabilizadas e colonizadas pelo pinheiro-manso e pinheiro-bravo.

 

 

 

 Importância das Dunas

As dunas são importantes para diferentes ecossistemas  pois fazem a transição entre o ambiente marinho e o meio terrestre, servindo de protecção às transgressões do nível do mar, evitando a contaminação dos aquíferos continentais pela água salgada. a salinização dos solos, a destruição de infra-estruturas humanas e a abrasão marítima nas falésias.

Os ecossistemas dunares são sistemas naturais muito simples e sensíveis, cujo equilíbrio tem vindo a ser colocado em causa por via do impacto das actividades humanas. A sua destruição terá consequências negativas na orla costeira, concretamente no aumento da erosão marinha e na degradação de algumas actividades económicas.