Informações acerca da Boca do Inferno:

 A Boca do Inferno localiza-se na vila de Cascais e o seu nome foi atribuído graças à analogia morfológica e ao tremendo impacto das vagas que aí se fazem sentir.
 A característica que compõe a rocha na falésia é de natureza carbonatada. A erosão exercida pela acção das chuvas ácidas provoca a dissolução do carbonato e através deste processo formam-se cavidades e grutas no interior dos calcários.
 O mais provável é o local ter sido uma antiga gruta mas com o abatimento das camadas superiores esta terá sido destruída, restando uma enorme cavidade a céu aberto. Foi talhada nos calcários do Cretácico Inferior, pela dissolução da água das chuvas e pela força erosiva das ondas do mar, que por sua vez desgastaram parte da arriba e como consequência o tecto caiu, pois não tinha suporte.

 Com atributos únicos é um local de lazer, onde se pode desfrutar de uma paisagem divina, sendo apenas perigosa na sua desprotegida falésia.
 O visitante da Boca do Inferno apercebe-se facilmente da imponência do local e até consegue, em dias de mar mais agitado, observar o bater das ondas pelas rochas dentro – erosão do mar.
Para percebermos melhor todo o processo que envolveu a formação desta antiga gruta vamos, a seguir à explicação dos calcários, explorar os conceitos de meteorização.